Evento foi marcado por palestras, mini cursos, mesa redonda e homenagens aos profissionais de enfermagem – Divulgação

A última semana foi de intensa programação no Hospital Dr. José de Simone Netto. Entre os dias 16 e 18 de maio, foi realizada no Hospital a Semana de Enfermagem, com o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais que trabalham diariamente com o cuidado ao próximo. A abertura do evento contou com a presença do presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, que fez palestra com o tema do evento deste ano “Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”. O secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, colaboradores, estudantes, enfermeiros e técnicos de enfermagem também participaram do evento.

Homenagens, apresentações de dança e da banda de música do 11º RC Mec, integraram as atividades. Na primeira noite, o psicólogo e palestrante, Renisson Costa Araújo discursou sobre a saúde mental dos trabalhadores de enfermagem e destacou a importância dos cuidados com a saúde dos enfermeiros.

“A saúde mental do trabalhador deve ser cuidada e valorizada, pois tudo está em torno da nossa mente. Então é importante haver grupos de discussão, terapias e dinâmicas para poder trocar ideias e os trabalhadores se sentirem mais valorizados e aliviados, principalmente para os profissionais de enfermagem que passam por vários momentos de tensão”, explicou.

No segundo dia do evento, estandes informativos ocuparam o estacionamento do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, e a Dra. Lizandra Alvares Barros ministrou o minicurso sobre a SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem). Também houve apresentação de trabalhos dos estudantes e profissionais de enfermagem sobre a prevenção do câncer de mama, acidentes de trabalho e de trânsito, e foram oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis a todos os colaboradores.

No dia 17 de maio o enfermeiro e professor do curso de enfermagem, Me. Wilson Brum Trindade Junior, realizou outro minicurso sobre a prescrição de medicamentos por enfermeiros. “É previsto por lei que os enfermeiros possam prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública, e em rotina aprovada pela instituição de saúde, então viemos instruí-los conforme o que está na legislação e despertar esse interesse para que eles estejam a par de assuntos como esse”, disse.

A estudante do segundo modulo do curso técnico de enfermagem do Magsul, Ana Mendez, avaliou as palestras do evento de forma positiva. “Foi muito bom poder participar e ter acesso a palestras com temas relevantes e excelentes profissionais. Pudemos conhecer o Presidente do Coren e ver a integração de um órgão tão importante para nossa futura profissão. Com certeza um ótimo evento que vai agregar conhecimentos”, comentou.

No último dia da programação, houve uma mesa redonda sobre a progressão política da enfermagem com a participação dos vereadores de Campo Grande, Cida Amaral, Herderson Fritz e Professor Wilson Brum. Os participantes puderam debater ideias e fizeram perguntas sobre política aos moderadores da mesa.

“O saldo do evento em Ponta Porã foi positivo e superou as nossas expectativas, trouxemos material para cem pessoas e teve um público muito maior que isso. Vimos que as pessoas estavam carentes de eventos como esse. O Conselho Regional de Enfermagem também ficou feliz em colaborar com a organização, oferecemos coffee break, materiais de apoio e conseguimos trazer alguns palestrantes”, concluiu o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte.

O evento foi organizado pela Direção e coordenadores de enfermagem do Hospital Regional de Ponta Porã e teve a parceria do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul.