Dourados/MS, 27 de março de 2017 - Agora:20:31
Home | Tecnologia | 5 modelos de tênis que aliam estilo e conforto
Publicada em 3 de março de 2017 às 10:47

5 modelos de tênis que aliam estilo e conforto

Calçados valorizam a estética ao mesmo tempo que proporcionam alto desempenho para atletas amadores e profissionais

Se você acha que a indústria calçadista pouco investe em tecnologia, está muito enganado. Os altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento rendem calçados cada vez mais sofisticados, confortáveis e tecnológicos. Os materiais utilizados na produção desses itens se alteram rapidamente com o passar dos anos, a fim de proporcionar um alto rendimento aos esportistas e conforto para o consumidor comum.

Um painel feito pela Pop Chart Lab exibe 134 modelos lançados ao longo de quase 100 anos. Seguindo a lógica, ele comprova que os tênis passaram a valorizar cada vez mais a estética e a atender outras necessidades e funcionalidades, não só simplesmente o uso básico. Confira:

Listamos aqui alguns tênis que são revolucionários tanto pelo seu design quanto pela inovação trazida pela tecnologia.

1 – Adidas Superstar
O primeiro modelo do Adidas Superstar foi criado nos anos 70 e na época foi utilizado por 75% dos jogadores da NBA. Atualmente, as versões mais conhecidas são a Foundation e Boost, que contam com tecnologia de ponta em amortecimento e conforto. É muito utilizado por grandes astros da indústria do entretenimento e está ligado à cultura hip hop nos Estados Unidos.

2- Nike Flyknit
Atletas de alto nível ou amadores que praticam corrida precisam de tênis que sejam confortáveis e leves. Para desenvolver esse modelo, a Nike gastou quatro anos de pesquisa e desenvolvimento com inúmeros profissionais envolvendo engenheiros e designers. O calçado é inspirado em um par de meias. A promessa é que a pessoa sinta que está calçando uma segunda pele, de tão leve e sutil. O tênis pesa 160 gramas.

3 – Athletic Propulsion Labs Concept – APL
Tem publicidade melhor do que ser proibido pela NBA por fazer os atletas terem um desempenho muito melhor do que os outros? Foi o que aconteceu com esse calçado desenvolvido por dois irmãos americanos. O APL possui uma tecnologia inovadora que faz com que as pessoas corram mais rápido e pulem mais alto. Isso acontece porque quando o atleta pisa, há um dispositivo na parte frontal que é comprimido. Em seguida, a força acumulada é enviada para a parte de trás do tênis.

4 – ASICS Gel Quantum 360
O diferencial do tênis desenvolvido pela Asics é que ele tem um sistema de amortecimento em gel 360° na entressola, o que, segundo a empresa, proporciona alta absorção de impacto. A parte superior do calçado, chamada de cabedal, é feita em FluidFit assimétrico, uma tecnologia que oferece mais flexibilidade e conforto. O tênis pesa 380 gramas, o que para alguns pode ser um pouco pesado.

5 – Nike Lunar Epic
Grande parte dos tênis da Nike possuem a espuma Lunarlon nas entressolas. Ela foi desenvolvida pela empresa para ser leve, macia e favorecer a impulsão. Nesse modelo, há uma nova tecnologia que funde duas espumas de densidades diferentes e cortes a laser, aumentando o amortecimento e a flexibilidade.