Últimas Notícias
Você está aqui: Capa >> Saúde >> Atendimento com caminhão de Barretos termina nesta sexta no CSU
24 de outubro de 2013 às 17:01.

Atendimento com caminhão de Barretos termina nesta sexta no CSU

Ação realizada na unidade de saúde da Seleta teve recorde de participação popular nesta quinta feira Atendimento com caminhão de Barretos termina nesta sexta no CSU

Ação realizada na unidade de saúde da Seleta teve recorde de participação popular nesta quinta-feira Crédito: A. Frota

Esta sexta-feira é o último dia de atendimento do caminhão do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados, como parte da programação da campanha Dourados Rosa, organizada pela da Rede Feminina de Combate ao Câncer e prefeitura. A ação será finalizada no CSU (Centro Social Urbano) no Jardim Água Boa, a partir das 8h.

O atendimento foi estendido ao Água Boa por decisão do prefeito Murilo, para levar os serviços também a uma das regiões mais populosas de Dourados.

A previsão é realizar no caminhão pelo menos 120 coletas para exame preventivo do câncer de colo de útero e 70 mamografias. O excedente será atendido pelo CAM (Centro de Atendimento à Mulher), que possui 60 vagas para o dia. Neste caso as mulheres serão levadas de van pela Secretaria de Saúde do CSU até o CAM e devolvidas ao término do exame.

O ônibus do Hospital do Câncer de Barretos que chegou ao município na sexta-feira finalizou suas atividades nesta quinta-feira. Mas, a equipe que fez o atendimento neste veículo vai permanecer em Dourados para realização de exames preventivos no CSU nesta sexta-feira, como apoio à ação realizada pelo caminhão.

Nesta quinta-feira houve recorde de atendimentos realizados no mutirão da campanha Dourados Rosa com o hospital de Barretos. Para a ação, que ocorreu na unidade de saúde da Seleta, tanto o ônibus quando o caminhão ficaram disponíveis à população.

Foram realizadas desde o dia 1º de outubro através das ações do Dourados Rosa 1.487 coletas para o exame Papanicolau, 590 mamografias e 1.200 exames clínicos da mama.

“A partir de terça-feira dia 29 vamos continuar com o atendimento intensificado no CAM para que todas as mulheres que precisam fazer os exames e não procuraram as unidades de saúde tenham a oportunidade”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Ações Programáticas de Secretaria de Saúde Cristiane Kruger.

A Secretaria de Saúde alerta às mulheres que vão participar dos mutirões que é imprescindível a apresentação de documentos pessoais. A orientação é para que levem RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS e uma cópia de cada documento.

As ações da campanha Dourados Rosa ainda continuam em outros pontos da cidade. Nesta sexta-feira, a partir das 8h, haverá uma ação de saúde e conscientização no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Canaã I e dia 26 será a vez dos postos de saúde da Vila Hilda e Parque das Nações I e II.

No dia 28 haverá caminhada orientada, atividades educativas e distribuição de laços na unidade de saúde da Vila Vargas. No dia 30 as ações de saúde serão no Cras da Vila Vargas e dia 31 no Cras da Vila Cachoeirinha.

Os comentários estão fechados.