Últimas Notícias
Você está aqui: Capa >> Esportes >> FTKDMS realizará 1ª etapa do taekwondo na poli da UNIGRAN
4 de maio de 2012 às 16:01.

FTKDMS realizará 1ª etapa do taekwondo na poli da UNIGRAN

Está confirmada para acontecer em Dourados nos dias 19 e 20 deste mês a 1ª etapa do Campeonato estadual de taekwondo e a realização do evento desta modalidade de esporte que estará a cargo do professor Jair Amaro será no ginásio poliesportivo da UNIGRAN (Centro Universitário da Grande Dourados).

O taewkondo está em plena evolução no país como no MS1 FTKDMS realizará 1ª etapa do taekwondo na poli da UNIGRAN

O taewkondo está em plena evolução no país, como no MS - Divulgação

De acordo com informações, a etapa douradense contará com atletas de várias partes do Mato Grosso do Sul e contará com o apoio da FTKDMS (Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul); Europa, a saúde da água e da Prefeitura Municipal por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados).

A novidade desta competição segundo Jair Amaro, que é um dos que mais investe nesta modalidade esportiva, é que às competições que estarão sendo realizadas em Dourados, será a primeira que contará com protetores eletrônicos nos coletes e também nos capacetes dos atletas. “Sem duvida alguma este será um evento esportivo que entrará para a história em Mato Grosso do Sul” disse Jair Amaro, um dos que estará organizando os combates desta primeira etapa estadual.

O Taekwondo

Quando nossos ancestrais descobriram que precisavam se defender de animais e até mesmo de grupos rivais, nasceram as lutas.

Na Coréia, as artes marciais surgiram entre três mil e dois mil anos atrás. O taekwondo é originário dessas lutas.

Embora tenha raízes milenares, só ganhou sua forma moderna em 1955, quando um grupo de mestres coreanos unificou as diversas vertentes do esporte sob a forma que é conhecida atualmente.

A modalidade é dividida em quatro categorias, que variam de acordo com o peso. Nos combates, os atletas – que usam protetores para cabeça, tórax e abdome – somam pontos ao acertarem chutes ou socos. Os chutes podem ser dados em qualquer ponto do corpo acima da cintura e os socos só podem atingir o peito do adversário. As lutas são de três rounds de dois minutos e um atleta pode ganhar de três modos: nocauteando o oponente, somando o maior número de pontos ou pela desclassificação do adversário.

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Sidney 2000.

O “Tae” quer dizer caminho dos pés; “Kwon” quer dizer caminho dos punhos; “do” quer dizer caminho a seguir. A hierarquia é representada por faixas.

O mais alto estágio é a faixa preta, ganha pelo lutador que adquire “sabedoria e conhecimento”. (Waldemar Gonçalves – Russo)

Os comentários estão fechados.