Últimas Notícias
Você está aqui: Capa >> Cursos >> Senai/Nova Andradina oferece 647 vagas para diversos cursos em 2012
17 de fevereiro de 2012 às 17:00.

Senai/Nova Andradina oferece 647 vagas para diversos cursos em 2012

Cursos nas áreas de aprendizagem industrial, qualificação profissional e técnicos serão oferecidos em Nova Andradina neste ano 

O Senai agência de Nova Andradina está oferecendo 647 vagas para cursos em 2012, nas áreas de qualificação básica, técnicos e de aprendizagem industrial.

Implantado em setembro de 2006em Nova Andradina, em prédio cedido pela Prefeitura Municipal, o Senai já realizou 102 cursos, nas áreas de alimentos e bebidas, vestuário e confecção, metalmecânica, construção civil, segurança no trabalho e eletroeletrônica, muitos destes cursos gratuitamente, com 1.819 matrículas realizadas até 2011. “Os resultados mostram que esta é uma parceria que veio para ficar, que tem efeitos muito importantes para o município sobre a qualificação de mão de obra, e inclusão de pessoas no mercado de trabalho”, analisou o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst.

A Prefeitura de Nova Andradina vem auxiliando a custear diversos cursos, para que a população do município tenha acesso, e com a capacitação, possa ocupar os postos de emprego disponíveis em toda região. Como exemplo, pode ser citado o curso de pedreiro, que contou com investimentos de cerca de R$ 20 mil do Governo Municipal para a sua realização. “A população tem a oportunidade de se qualificar nas áreas de maior aptidão, de maior procura no mercado, e por outro lado, atendem às necessidades das empresas”, afirma Fábio.

Em 2012, está previsto a realização de 37 turmas para 23 cursos já definidos e mais um ainda a definir, nas áreas de aprendizagem industrial (mecânico de manutenção de máquinas agrícolas, mecânico de manutenção industrial, assistente de produção industrial, assistente de processo da indústria sucroenergética), qualificação profissional (costureiro industrial, soldador, costureiro industrial de lingerie, costureiro industrial do vestuário, almoxarife, torneiro mecânico, eletricista de automóveis, pintor de obras, auxiliar administrativo, pedreiro de alvenaria, operador de máquinas e implementos agrícolas, modelista, caldeireiro e operador de computador), e técnicos (açúcar e álcool, mecânica, logística e edificações). “A escolha dos cursos são alinhadas às vagas de emprego disponíveis na região. Nossa meta é que mais pessoas procurem a qualificação profissional, que é de fundamental importância para ocupar novos postos de trabalho, e também para a permanência no emprego, pois o profissional deve sempre atualizar e reciclar os seus conhecimentos”, defende a gerente das agências do Senai de Nova Andradina e Naviraí, Sandra Mara Denega.

O secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, afirmou que hoje Nova Andradina possui uma demanda muito grande na área de costura, pois algumas pessoas que participam dos cursos optam por montar negócio próprio, com busca destes profissionais pelas empresas. Além deste, Fábio cita os cursos nas áreas mecânicas, por conta do trabalho nas usinas da região. “O Senai tem bastante reconhecimento perante a classe empresarial, as qualificações tem um peso muito importante”, declara Fábio.

O prefeito Gilberto Garcia tem focado a área da educação e da qualificação profissional no município, e a parceria com o Senai para a realização de cursos é um instrumento para que mais pessoas recebam novos conhecimentos, e possam estar aptos a buscar novas vagas de emprego. “Os investimentos são realizados para ampliar a capacidade do atendimento. Vemos com isto o grande esforço do prefeito Gilberto Garcia, em proporcionar para as pessoas a capacitação e a qualificação, para que as pessoas tenham oportunidades no mercado de trabalho”, concluiu Fábio Selhorst.

Os comentários estão fechados.