Últimas Notícias
Você está aqui: Capa >> Cursos >> Prefeitura reabre as vagas para o Qualifica Dourados
12 de janeiro de 2012 às 15:15.

Prefeitura reabre as vagas para o Qualifica Dourados

Programa é incrementado com recursos federais

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está iniciando o Qualifica Dourados/2012, com a abertura de inscrições para cinco cursos de capacitação. A matrícula acontece até dia 20 de fevereiro ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Os interessados devem ter mais de 18 anos.

qualifica dourados Prefeitura reabre as vagas para o Qualifica Dourados

Curso para pedreiros é um dos que tem vagas disponíveis - Foto: A. Frota/Arquivo

Foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 20 para aplicador de cerâmica na Associação de Moradores Terra Roxa I, 20 para gesseiro e 20 pedreiro no Senai, 20 para carpinteiro no Cras Água Boa e 20 para encanador no Cras no Canaã I.

“Estes cursos eram para acontecer no ano passado, mas como sobraram estas vagas vamos realizá-lo a partir de fevereiro. A escolha dos cursos oferecidos foi feita após uma pesquisa, que detectou a maior necessidade no mercado.”, informou a coordenadora de Proteção Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social Conceição Barbosa.

O Qualifica Dourados foi criado pelo prefeito Murilo, para preparar os trabalhadores locais diante da grande perspectiva de mercado de trabalho. A falta de qualificação é a maior dificuldade dos douradenses para conseguir emprego.

Em 2011 o programa qualificou 900 participantes, que fizeram cursos profissionalizantes nas regiões do Canaã I, Parque do Lago II, Jóquei Clube, Cachoeirinha, Água Boa, Aldeia Bororó, distritos de Indápolis, Macaúba, Vila Formosa, Vila Vargas e Itahum.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, localizada na rua na Rua João Rosa Góes, 395.

Governo Federal

Como forma de incrementar ainda mais o programa, o prefeito Murilo buscou apoio junto ao Governo Federal e, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), vai promover capacitação com exclusividade, para os beneficiários de Programas de Transferência de Renda.

O objetivo é preparar profissionalmente, o público com idade entre 18 e 59 anos, que recebe os benefícios do Programa Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para deficientes.

Para esses alunos é disponibilizado o vale transporte, refeição e todo material didático. As aulas serão ministradas na sede do Senai e do Senac.

Os cursos oferecidos no Senai serão de costureiro industrial, eletricista de automóveis, eletricista industrial, mecânico de manutenção de máquinas industriais, mecânico de manutenção de motores de diesel, operador de maquina de corte de roupas, operador de maquinas – ferramentas convencionais, padeiro e soldador no processo eletrodo revestido em aço carbono e aço baixa liga. A carga horária varia de180 a380 horas. Alguns cursos exigem formação até o 4º ano do Ensino Fundamental, enquanto outros até o 9º.

As capacitações em costureiro industrial, eletricista de automóveis, eletricista industrial vão começar no dia 29 de fevereiro.

No Senac as formações serão de auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, operador de caixa, salgadeiro, manicure e pedicure e depilador. Todos com carga horária de 160 horas e inicio no dia 13 de fevereiro. O grau de escolaridade exigido é ensino fundamental incompleto.

Para a inscrição, que deve ser feita nos Cras, é preciso apresentar cópias do RG, CPF, cartão do NIS (Número de Identificação Social), comprovante de residência e de escolaridade.

Mais Informações pelo telefone (67) 3411-7720.

Os comentários estão fechados.